terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara

Plataforma: Playstation 3
Edição: Limited Edition
Lançamento: 2013
Editora: Capcom
Produtora: Capcom




Para quem cresceu numa época, que é o meu caso, em que os salões de jogos eram locais comuns de divertimento os jogos de Dungeons and Dragons são facilmente dos mais populares e um daqueles onde se gastou muita moeda.
 
Os jogos Dungeons & Dragons Tower of Doom lançado em 1993 e a sua sequela o Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara de 1996, eram jogos de acção em scroll horizontal baseados no mundo de fantasia medieval mais conhecido pelos seus jogos de tabuleiro esta acaba por ser também uma parceria com a famosa empresa a Wizards of the Coast.
 
Recentemente fiz o texto de previsão desta edição onde alertei que o jogo iria ser disponibilizado apenas no seu formato físico com esta edição no mercado japonês ficando o resto do mundo apenas com a versão digital, mas como hoje em dia não existem muitos impossíveis a edição pode ser comprada no Japão ou outro local e ser enviada para nossa casa.
 
Os jogos com a edição só podiam ser comprados através da loja E-Capcom onde foi vendida por 12,000 e teve como data de lançamento o mês de Agosto deste ano de 2013.
 
O jogo vem numa embalagem standard e à parte da edição e apesar de ser japonês como é de região livre pode ser jogado em qualquer consola PS3 em qualquer parte do mundo e tem o ponto positivo de termos na nossa posse a cópia física do jogo que eu prefiro e só isso para mim já faz a diferença.
 
O restante conteúdo vem dentro de uma caixa de cartão que tem uma bela ilustração do jogo e lá dentro vamos encontrar os itens da edição e eu começava pelas duas bases para copos que têm ilustrações de personagens, são feitas de um material tipo borracha e parecem ter qualidade, este é o tipo de item que não dá para entender, eu acho que alguém bebeu muito quando teve esta ideia e então decidiu colocar bases para copos, algo que eu não considero de interesse para o colecionador.
 
A banda sonora também vem incluída com dois CD's e contém as musicas dos jogos e ainda musicas extra de nome Reborn, de destacar que os discos vêm com ilustrações muito boas que oram impressas e que vêm dentro de um bonito digipak, que tem uma bela ilustração e que depois parece um pergaminho ficou muito bem executado e isso sim já tem um aspecto colecionável.
 
Os próximos itens são daqueles que eu dispenso e passo bem sem eles mas aqui parece-me que ficaram interessantes, pois temos um conjunto de autocolantes que representam o guia de instruções da máquina arcade e o conjunto da cartas de personagens com os seus atributos como encontraríamos na máquina original e isso ficou bom porque os jogos como já disse foram originalmente lançados para máquinas de arcade, se houver alguém a tentar fazer uma máquina destes jogos em particular estes itens vão dar muito jeito.
 
Reimpressão do Capcom Secret Files, um pequeno livro de 12 páginas sobre o jogo onde vamos encontrar detalhes de personagens, informações técnicas e que também acaba por funcionar como uma espécie de mini artbook, tem também imensa informação em forma de texto, só que para quem não souber ler japonês ficará privado do conteúdo escrito, no entanto ficou interessante.
 
A capa de plástico incluída não sei ao certo para que servirá, presumo que seja para plastificar o guia que também vem na edição, mas ela vem com duas belíssimas ilustrações do jogo e é também um artigo com boa qualidade.
 
Por ultimo artigo físico temos também mais uma reimpressão (remake) da revista Gamest, volume 34, de 200 páginas que nada mais é do que um guia detalhado dos jogos e como é tradição neste tipo de livros temos todas as informações dos jogos, com todos os inimigos, os vários níveis, as personagens, enfim tudo aquilo que aparece no jogo, é um livro com muitas ilustrações e imagens e que mais uma vez tem como problema o facto de esta em japonês o que para quem não entende se torna complicado, mas tem logica porque a edição é japonesa e quando se compra já sabemos o que vamos ter por isso não considero isso o ponto negativo.
 
Como DLC temos um tema para a PS3.
 
Conclusão
 
Uma edição limitada e difícil de arranjar que fará os fãs de Dungeons & Dragons e de jogos antigos felizes, é difícil de encontrar, tem um preço de venda elevado que ronda os 126 dólares.
 
A vantagem da edição é que vem com o jogo em formato físico, ganhamos o guia e os ficheiros secretos do jogo, temos a banda sonora com excelente tratamento de conteúdo e embalagem e depois itens que serão mais duvidosos como é o caso da capa de plástico, das bases de copos e os autocolantes.
 
Decididamente apenas recomendo aos fãs de D&D e também aqueles que cresceram com este jogo nas máquinas e que sejam colecionadores que invistam mais.  

Não podia também terminar sem fazer uma referencia ao Brunozhy um fervoroso adepto de D&D, jogo para ao qual ando a treinar e brevemente irei rolar dados com o meu amigo.
 
 
Classificação
 
Nota Limited Edition 4/10
 
Vídeo de Unboxing
 
 
 
 
 

2 comentários:

Eu acho que o BrunoZhy Vai comprar essa edição!!! É só um palpite hehe.
O Jogo é demais, pena que esta cara a edição.
Obrigado como sempre Amigo Pistoleiro

Ola Bruno Vitorio,

Tanto quanto eu sei ele comprou via Steam a edição acho que ele não vai comprar.

Quanto aos jogos depois tenho de te enviar um email porque já sei como jogarmos todos online no PC.

Um abraço.

Enviar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário. Ele é importante
Volte sempre.