quarta-feira, 18 de setembro de 2013

GTA V

Plataforma: Playstation 3 / Xbox 360
Edição: Special Edition / Collector's Edition
Lançamento: 2013
Editora: Rockstar Games
Produtora: Rockstar North
 
Antes de iniciar a analise das edições de GTA V que é um dos mais aguardados jogos do ano, pelo menos da minha parte é, com isto quero dizer que sou um fã incondicional da série e que tenho na memória com grande carinho os bons tempos passados a frente do PC entre amigos a jogar o primeiro GTA que era hilariante e divertido de jogar e também o GTA 3 na Playstation 2 sempre acompanhado com amigos e a fazer mil e uma coisas que nada tinham haver com a historia principal, dito isto vamos as edições.
 
Como seria de esperar deste jogo e seguindo o que aconteceu com o antecessor tivemos novamente a edição de colecionador e ainda uma edição especial.
 
 
Special Edition
 
 
 
 
A edição vem dentro de uma splicase de cartão na qual temos toda a informação que tem de vir exposta obrigatoriamente e onde tem a indicação que se trata da Special Edition, lá dentro temos a peça principal da edição que é o magnifico steelbook, este ano a secção de stellbooks está muito concorrida e no próximo EEVGA esta irá ser uma categoria difícil para termos vencedor, mas em frente, este steelbook vem com uma ilustração das três personagens principais o Miachel, o Trevor e o Franklin vestidos normalmente com roupas do quotidiano e no verso temos as mesmas três personagens já equipadas para realizar um assalto ou outro tipo de crime, o interior tem arte interna que dá a sensação de ser dinheiro com o símbolo oficial do banco da Rockstar, esta é uma peça lindíssima que merece fazer parte do espólio de qualquer colecionador.
 
Como é tradição dos jogos da Rockstar temos o mapa da cidade e do condado de Blaine, neste caso é Los Santos, que já conhecemos de San Andreas de uma lado temos a vista geral e do outro a vista da cidade em detalhe com os pontos de interesse, temos também um micro manual, normalmente os manuais de GTA costumam ser muito bons com muita informação extra desta vez isso não acontece e é uma pena o manual completo só existe em forma digital.
 
Ainda incluído vem o mapa em formato de planta (blueprint) que tem Los Santos e o Condado de Blaine, vem com indicações de pontos de interesse, zonas para ganhar dinheiro rápido e muito mais informações que não vêm no mapa da edição normal que também vem aqui incluído.
 
Os DLC's incluídos nesta edição são: desafios de acrobacias de avião, aumento de desempenho de capacidades especiais das personagens, armas adicionais para causar ainda mais pânico, caos e destruição e roupas, tatuagens e muitos mais bónus.
 
Conclusão 
 
Se gostam de GTA , se gostam de steelbooks e não querem gastar muito dinheiro têm aqui uma edição que tem bons argumentos e um preço que não anda muito longe do valor do jogo em edição normal em época de lançamento.
 
A edição vale principalmente pelo belo steelbook que ficará bem em qualquer colecção, o mapa poderá ser útil para nos facilitar a vida e os DLC's são interessantes.
 
Collector's Edition
 
 
 
 
A edição que todo o grande fã e colecionador de edições de jogos quererá ter é a edição de colecionador, ela acrescenta tudo aquilo que vem na Special Edition e ainda coloca mais umas coisinhas que irei de seguida abordar, portanto o que for repetido apenas irei referir e não repetir a analise novamente, o procedimento habitual quando se reptem itens em duas edições do mesmo jogo então vamos lá.
 
Em primeiro lugar vamos começar pela caixa porque ela é também um dos itens da edição, a caixa vem dentro de uma embalagem de cartão com varias ilustrações do jogo à volta, todas elas diferentes e ainda a informação que é obrigatória colocar, ao abrir essa caixa de papelão encontramos a caixa principal que é feita de cartão robusto e de qualidade, a caixa é toda negra, na tampa a primeira coisa que nos salta à vista e o logotipo do jogo que vem impresso com relevo o que cria um efeito 3D interessante e depois na base da caixa temos o símbolo da Rockstar em ponto pequeno e é só isso não temos mais nada, apesar do aspecto minimalista , na minha opinião acaba por ficar muito elegante e por vezes o menos é mais e aqui é uma prova disso.
 
Abrindo a caixa encontramos uma espécie de prateleira que segura o steelbook, o voucher com os códigos de DLC e o mapa (blueprint), essa prateleira é feita de plástico e vem com o cinco em numeração romana inscrito ficando com um acabamento muito bom e mais interessante do que se fosse somente liso, só pela caixa e o seu acabamento temos aqui uma peça que é de colecção.
 
Os primeiros itens que encontramos são o steelbook, o mapa, os códigos DLC como já referi tudo isto é igual ao que está presente na edição especial, então não vale a pena repetir o que já foi dito em cima.
 
Um item original e fora do vulgar que entra dentro do conceito do jogo é a bolsa de segurança inspirada nos golpes e assaltos que acontecem em GTA V temos uma bolsa de dinheiro com cadeado pop-up e logotipo impresso a bolsa é de boa qualidade e é uma replica daquelas que as empresas usam para depositar o dinheiro nos bancos e se o material for igual ela é à prova de corte com tesouras e facas, só materiais muito específicos poderão rasgar aquilo eu sei porque já trabalhei com esse tipo de bolsas, ainda para a bolsa temos uma chave personalizada com o símbolo do jogo e com inscrições feitas a laser para garantir o máximo de segurança da bolsa, então na vida real seria algo do género eu tenho uma loja estilo supermercado ao final do dia reúno o dinheiro que tenho na caixa coloco no saco fecho à chave deposito no banco e alguém lá tem uma chave igual para abrir o saco e depositar na conta.
 
Eu não sei qual o material usado na bolsa mas sei que se for o que é usado nas bolsas reais é algo realmente muito bom e difícil de abrir, fica aqui a questão no ar se alguém souber que deixe em forma de comentário.
 
Por fim temos o boné (chapéu) da New Era 9FIFTY, uma marca de renome neste tipo de produtos e que fabrica sempre com elevados padrões de qualidade, o boné vem com o nome de Los Santos bordado na frente e com os logotipos do jogo e da Rockstar nos lados, ele é todo negro e pode ser ajustado a nossa medida, mais uma vez apesar de ser algo duvidoso numa edição e se calhar não tão interessante para muitos como seria uma estátua, ele é um item de grande qualidade e que os fãs do jogo irão adorar possuir, eu gostava de ter mesmo que não fosse para usar, alias ele já vem dentro de uma caixa de plástico transparente deve ser por isso mesmo para poder estar em exibição.
 
Conclusão
 
Definitivamente é uma edição só para grandes fãs da série ou então para grandes colecionadores, o preço da edição é elevado pode rondar até ao 160 dólares, os artigos, posso desde já adiantar que são de grande qualidade e que de certa forma se enquadram no espirito do jogo, no entanto como o meu bolso tem fundo eu a optar seria provavelmente pela Special Edition, mas o meu espirito de fã iria querer a edição de colecionador, mas hoje em dia o colecionador de jogos e edições não pode pensar com o coração, ou melhor, pode mas não deve.

Quem fez a pré-compra do jogo teve ainda direito a um veiculo especial que poderá pilotar o Atomic Blimp , um dirigível tipo zeppelin, algo realmente original neste jogo.


 
 
Classificação  
 
Nota Special Edition 4/10
 
Nota Collector's Edition 6/10
 
Vídeos de Unboxing
 
 
Unboxing Special Edition (bónus unboxing edição normal)
 
 
Unboxing Collector's Edition
 
 
 

4 comentários:

Parabens pelo texto Pistolero, muito informativo.

Porque a GameStop diz que é exclusiva? Só se for apenas lá nos EUA.

Olha, as duas edições estão a venda no Brasil, em vários sites conhecidos. Inclusive alguns deles a Collectors nem aparece mais, ou diz que está indisponível, será que esgotou? o_0

Se esgotou, vou ficar muito surpreso, pq está muito cara, a Special por R$500 e a CE por R$900 ... com o dinheiro da CE eu compro um Xbox novinho com controle e um jogo, hahaha.

Bom, a galera do Brasil que comprou na Gamestop ou pretende comprar no Ebay, vai sair praticamente o mesmo preço daqui, com a vantagem de poder parcelar no cartão e menos risco de extravio.

Talvez eu compre se baixar o preço, como aconteceu com a Omega, mas eu acho difícil, do jeito que o game é conhecido e a galera está louca atras, acho que irão manter o preço.

Ola James,

É verdade numa fase inicial foi anunciada como sendo dos EUA e exclusiva da Gamestop, porém ela esta a ser vendida por quase todo o lado inclusive em Portugal ela também foi vendida.

Se esgotou não é surpresa trata-se de um jogo muito popular com imensos fãs o preço na Europa ronda os 130 euros da CE.

Eu gostei da CE mas a comprar seria a Special Edition porque vem com o steelbook lindíssimo os mesmos dlc's da CE e ainda aquele mapa extra sinceramente passo bem sem o chapeu e o saco é como disse no texto não se pode pensar com o coração num mundo perfeito teria a CE na realidade so da para a Special lol.

Obrigado e volta sempre.

P.S - Envia-me os links das lojas brasileiras que costumas visitar para eu adicionar na lista do guia de compras.

Obrigado

São sites bem conhecidos no Brasil todo:

www.americanas.com.br
www.submarino.com.br
www.saraiva.com.br
www.fnac.com.br
www.pontofrio.com.br
www.extra.com.br
www.walmart.com.br

Não são sites "especializados" em games, não é toda edição que sai que aparece neles.

Pesquisando pela Collectos, alguns nem aparecem mais ou dá indisponível... eu acredito que vieram poucas unidades, (Diablo III por exemplo, só vieram 300 unidades para uma loja)

Mesmo com a fama do GTA, é muito caro a CE pra esgotar tão rápido.

Ola James,

Obrigado pelos links já coloquei na lista, pode ser uma ajuda para outros leitores.

Eu acredito que esgotou mesmo rápido só no primeiro dia de vendas do jogo eles somaram 800 milhões de dólares de lucro quando gastaram 265 milhões a desenvolver o jogo só por ai já se tem uma ideia.

Enviar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário. Ele é importante
Volte sempre.