segunda-feira, 5 de outubro de 2015

EuroSteamCon Portugal 2015

É com orgulho que a equipa do Super Edições apresenta o último trabalho realizado na EuroSteamCon - Convenção de Steampunk e de Futurismos Vitorianos, um fantástico evento recheado de boa disposição e pessoas fascinantes.

Fazemos o nosso agradecimento à Corte do Norte, à Liga Steampunk de Lisboa e Províncias Ultramarinas e aos demais intervenientes por terem sido fabulosos anfitriões, com paciência em nos explicar as origens e histórias desta corrente e sempre com sorriso e simpatia.



EuroSteamCon é uma convenção de steampunk, e duas edições já foram realizadas no Porto. Esta alberga palestras, conversas, exposições, concursos, visualização de filmes, tudo em volta desse mesmo tema.
Steampunk é um subgénero da ficção científica com crescente popularidade. Evoca habitualmente (mas não necessariamente) um século XIX alternativo dominado pela tecnologia a vapor, tendo esta conhecido um desenvolvimento inusitado. O steampunk explora as possibilidades sociais, estéticas e tecnológicas que esse cenário oferece.

A estética steampunk está presente em criações literárias, arquitectónicas, de moda, entre outros. Muitas criações steampunk são facilmente identificáveis por elementos como engrenagens, relógios e cores acobreadas, mas o género abre-se a possibilidades muito mais vastas. Apesar do termo steampunk ter surgido originalmente nos finais da década de 1980, muitas das obras mais influentes e fundamentais para a conceptualização do género surgiram tão cedo quanto o século XIX e início do século XX, com os livros de Jules Verne e H. G. Wells.
Texto retirado da Corte do Norte


O nosso muito obrigado a todos os intervenientes e aqueles que conhecemos.


Video EuroSteamCon - Convenção de Steampunk e de Futurismos Vitorianos




 

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário. Ele é importante
Volte sempre.