segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Reckoning: Kingdoms of Amulur

Plataforma: PC
Edição: Special Edition / Collector's Edition / Signature Edition
Lançamento: 2012
Editora: Electronic Arts

Produtora: Big Huge Games

Kingdoms of Amalur: Reckoning é um RPG que se passa num mundo de fantasia medieval que tem como base uma historia escrita pelo R. A. Salvatore, criador da saga Icewind Dale e da personagem o elfo Drizzt, portanto podemos esperar deste jogo uma boa trama e personagens fantásticas e batalhas épicas, apesar destas premissas que podiam ter resultado em algo de bom o jogo passou despercebido por ser de média / fraca qualidade mas isso aqui não interessa, até podia se o pior jogo de sempre, aqui vemos as edições e ponto.

Esta foi uma edição que passou um bocado despercebida durante o ano de 2012, possivelmente por se tratarem de edições exclusivas do mercado norte-americano com os EUA e o Canadá a saírem nitidamente beneficiados, claro que hoje em dia isso já não é impedimento para se receber artigos exclusivos de determinada região e país em casa, devido à facilidade que a Internet veio criar.

Special Edition




Esta é uma edição da qual apenas foram feitas duas mil unidades para todas as plataformas que o jogo esteve disponível, é portanto uma edição limitada e que depressa se tornará apetecível  para coleccionadores das edições de jogos.

A edição especial deste jogo faz-se acompanhar de uma caixa que é muito boa, é toda negra com o símbolo do jogo, abrindo temos o mapa de Amalur impresso por dentro e, claro, o restante conteúdo, de salientar ainda que a caixa é feita de cartão resistente que garante que todos os artigos ficam guardados em condições seguras o grande defeito é a tampa ser muito fininha e parecer ser mais frágil quando comparada com algumas que existem, além disso a caixa é elegante simples e fica bem para ostentarmos na nossa colecção.

A acompanhar esta edição temos um conjunto de dados feitos de plástico, de cor vermelha, que podem ser usados para jogar RPG de tabuleiro, é um conjunto que tem ainda um pequeno saco de tecido com o simbolo do jogo em relevo, o saco é todo negro, o qual pode ser usado para transportar os dados, são peças interessantes principalmente para quem for um jogador assíduo de RPG de tabuleiro o que infelizmente não é o meu caso, não por não gostar ou não querer mas porque simplesmente não tenho aqui ninguém que aprecie o género e com quem possa jogar.

Eu sou anti-baralhos de cartas neste tipo de edições mas o próximo item é mais um conjunto de cartas ao estilo Magic the Gathering do que aquelas tradicionais que todos temos em casa, aqui é oferecido um baralho de quarenta cartas intitulado de Desteny Cards como aquelas que são apresentadas no jogo, ao menos é relacionado com algo do jogo e isso é bom, as cartas são feitas de papel do mais grosso e resistente e conta com inúmeras ilustrações que representam personagens, as cartas vêm dentro de uma caixa de cartão toda negra com o símbolo do jogo e atrás uma ilustração é também uma caixa elegante que segue o design da embalagem principal.

A banda sonora do jogo vem incluída em formato CD, tal como se quer quando somos coleccionadores e nele podemos escutar todas as músicas do jogo que foram compostas por Grant Kirkhope e que vale a pena serem escutadas.

Temos ainda um mapa de Amulur incluído, vem em formato poster é feito com um papel de mais qualidade, tem boa impressão e dá aquele aspecto de algo antigo e nele podemos ver todos os reinos e regiões desta terra misteriosa e fantástica.

Por ultimo nesta edição e como não poderia faltar temos os DLC's que são as Fate-Touched Weapons Pack conjunto de nove armas que aumentam a experiência.

Collector's Edition




A edição de coleccionador deste jogo tem todos os itens que a edição especial também tem, porém a quantidade desta edição é menor existindo apenas setecentas unidades disponíveis para todas as plataformas que o jogo foi lançado.

Vamos então ao que esta edição tem de exclusivo, em primeiro e talvez o mais importante é a estatua do Prismere Troll construída pela McFarlane Toys, uma estátua que mede quase trinta e dois centímetros de altura, é feita com resina sólida e vem dividida em três partes, temos então a base ou pedestal, muito bem feito e bastante sólido com bastantes pormenores como craneos humanos armaduras e espadas partidas, as pedras a relva, tudo muito bem pintado, já agora refiro que é uma pintura feita à mão, a base tem ainda uma placa com o nome do jogo e ainda o número da estátua que foi feita numa série de mil e seiscentas unidades, o próximo item da estátua é o tronco que é utilizado pela criatura como arma, ele é também feito de resina, esta bem detalhado e pintado e tem os encaixes para colocarmos na figura e  por fim temos o troll que é uma peça de bastante qualidade com extrema atenção nos detalhes e execução, está muito bem feita com a qualidade habitual nesta empresa e uma pintura excelente sempre com atenção aos detalhes, os pés da criatura têm umas pontas de metal que servem para fixar a mesma à base mantendo-assegura sem cair, quando montada a estátua fica com um ar ameaçador, é um daqueles objectos que gostamos de exibir nas nossas vitrinas e que fica muito bem em exposição e trata-se ainda de uma peça de grande qualidade.




Como a estátua que acompanha esta edição é grande vem numa caixa à parte da caixa do jogo, mas aqui o design e tratamento é igual aquele que já tínhamos visto portanto nada ira destoar ou parecer estranho e fora do contexto.

O próximo artigo que vem a acompanhar é uma litografia que conta com uma imagem de arte conceptual que vem numerada e é limitada a mil unidades além disso vem assinada pelo Ken Rolston, um designer americano de jogos de tabuleiro e videojogos muito famoso, o que valoriza ainda mais este objecto. 

Signature Edition




Nesta edição além de termos acesso a tudo aquilo que vinha na edição especial temos ainda direito aquilo que vinha também na edição de coleccionador mais uns pequenos extras que passarei de seguida a descrever.

Em primeiro lugar devo dizer que esta edição é ultra limitada existem somente trezentas unidades, isso quer dizer que esta irá ser um daqueles "monstros sagrados" da edições de jogos e também para coleccionadores.

Aqui o que faz a diferença é que a estátua do Prismere Troll que acompanha a edição vem assinada por uma destas três personalidades Todd McFarlane, R.A. Salvatore ou Curt Schilling, o que, convenhamos, é realmente apetecível e fará inveja na comunidade de coleccionadores ou simplesmente em qualquer apreciador de um destes senhores.

O único objecto exclusivo desta edição é um desenho feito por Todd McFarlane que tem o seu traço caracteristico, não é o desenho original mas sim uma copia impressa de qualquer forma só existem trezentas e estão também numeradas

Conclusão

Como referi no inicio o jogo pode não ser muito bom mas teve óptimas edições e isso é inegável, eu creio que qualquer edição é boa, claro que optaria pela ultima que foi aqui vista, mas já me contentava com a edição de coleccionador.

O negativo é termos edições onde é notória a falta de um livro com a arte que aqui gostaria mesmo de ter devido aos artistas que estão por detrás deste jogo, também faz falta uma embalagem diferenciada e não aquela que vem na versão normal e ainda  um preço mais baixo porque estas edições foram ridiculamente caras, de resto são excelentes edições para qualquer colecção com itens numerados, limitados e de grande qualidade.


Special Edition 5/10
Collector's Edition 7/10
Signature Edition 9/10



Vídeo da Signature Edition que já tem todas as edições descritas nesta análise.

2 comentários:

Nossa que legal ela vem um dado de cada, hehe gostaria dela pra poder jogar D&D, bem legal mesmo só falta vir com o livro de regras pra jogar RPG!

Ola Brunozhy

E os dados até nem são maus, para quem joga rpg de mesa acho que ia gostar de os ter, quanto ao livro já me contentava com o artbook.

Abraço.

Enviar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário. Ele é importante
Volte sempre.