quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Total War: Shogun 2

Plataforma: PC
Edição: Limited Edition / Collector's Edition / Grand Master's Edition
Lançamento: 2011
Editora: Sega

Produtora: Creative Assembly

Total War é uma série de jogos que sempre enveredou por épocas interessantes da história e em Total War: Shogun 2 é um jogo de estratégia militar passado num Japão feudal onde a componente mais importante é a mestria com que dirigimos as nossas forças pelo campo de batalha, usando da melhor maneira as capacidades das unidades que temos para que possamos obter a vitoria, este é um jogo com realismo e que nos obriga a pensar antes de tomar uma decisão.
 
Para este jogo foram lançadas algumas edições que são as seguintes, a Limited Edition, com a sua variante que inclui o tabuleiro de xadrez, a Collector's Edition vendida no Reino Unido pela Gamestop.UK e a mais completa a Grand Master's Edition, esta ultima edição foi exclusiva na Austrália onde foi vendida na loja EB Games e ainda na Alemanha onde foi exclusiva da Amazon.DE.

Limited Edition



Conforme já referi esta é uma edição que tinha também uma versão que incluía o tabuleiro de xadrez que irei falar mais à frente.

Nesta edição temos como único elemento diferencial da edição normal os DLC's incluídos que são os seguintes: um Clã de Ninjas Exclusivo, um cenário histórico exclusivo "A batalha de Nagashino", uma armadura especial para o nosso general e por último temos a capacidade de ter o nosso general com toda a força e ainda com o poder de desenvolver uma capacidade.
 
Collector's Edition




Na edição de coleccionador podemos encontrar tudo aquilo que vem dentro da Limited Edition, inclusive a capa do jogo é igual, mas vamos agora aquilo que esta edição trás de diferente.
 
Comecemos então pela caixa que tenta replicar uma caixa de bambu, porém ela é feita de cartão, tem bom aspecto, e abre de forma fora do vulgar, abrindo a tampa em cima um dos lados cai para vermos o seu interior e conteúdo, esta é uma peça de colecção interessante e algo que não serve apenas para guardar as coisas.
 
A figura incluída é do Takeda Shingen Daimyo, uma personagem histórica que existiu de verdade, e nesta estátua podemos contempla-lo com a sua típica armadura de samurai e katana, esta é uma figura muito bem-feita, com grande qualidade na sua construcção e execução, a armadura esta bem detalhada e a pintura segue os mesmos parâmetros de qualidade a base que sustenta a figura é toda negra e tem o nome do jogo escrito, mais uma vez para quem aprecia figuras e estátuas nestas edições terá aqui mais uma que deverá incluir nas suas colecções.
 
O ultimo item desta edição é o artbook, de capa dura, imitando algo que já é antigo , coisa que muitas das produtoras usam nos seus livro, parece até que está a ficar padrão isso, neste livro podemos ver as ilustrações feitas e trabalho de pesquisa aprofundado feito pelos criadores do jogo para tentar manter tudo o mais fielmente reproduzido de como seriam as coisas naquela época e isso é algo que como jogador e coleccionador gosto de ter em conta aquilo que as equipas investem para nos trazer algo de qualidade e que nos divirta e este livro cumpre isso.

Grand Master's Edition




Nesta edição tudo aquilo que acompanhava a Limited e a Collector's Edtion está também representado aqui, por isso, não irei repetir os objectos já mencionados anteriormente e irei passar a descrever aquilo que é exclusivo desta edição.
A caixa que é exclusiva desta edição é feita de cartão mais ou menos robusto e após a sua abertura temos uma ilustração de uma batalha que é a única coisa merecedora de destaque pois a ilustração é muito bonita de resto nada mais tenho a assinalar.
 
A peça fundamental desta edição é, sem duvida, o tabuleiro de xadrez que é uma lufada de ar fresco nos incontáveis baralhos de cartas que vêm incluídos por essas edições fora e neste caso até que faz sentido pois o xadrez acaba por ser um jogo de estratégia que tal como na guerra vence quem apresentar as melhores capacidades.
 
Este conjunto de xadrez já vem incluído com as peças que são baseadas em personagens que podemos encontrar no jogo e que têm a particularidade de serem pintadas à mão, ainda não consegui decifrar o material utilizado para a criação das peças de xadrez mas creio que seja PVC, não estou totalmente certo, já o tabuleiro aparenta ser de madeira, mais uma vez não pude confirmar o material, portanto se alguém souber, peço para deixar aqui a correcção em forma de comentário, o tabuleiro é de fácil arrumação visto que é de abrir e fechar, e quando se fecha pode-se guardar as peças lá dentro porque vem um espaço próprio para as podermos colocar, como já referi o tabuleiro tem o aspecto de ser de madeira e conta com o nome do jogo impresso, está é uma peça com qualidade e fora do comum daquilo que normalmente se vê em edições mais uma boa peça de colecção.

Conclusão

Como é costume eu normalmente não ligo muito às edições que apenas têm DLC's como é o caso da Limited Edition, mas compreendo que tenha de existir até porque há pessoas que apenas querem usufruir mais do jogo do que encher a casa com um sem numros de artigos que não lhe interessa, mas como coleccionador esta é a mais fraca destas edições analisadas.

A Collector's Edition, peca por não ter uma embalagem diferenciada que podia, ou não, ser em metal, a falta de um artbook diferente com mais informação é notória e ainda um making of que creio que se justificava pelo menos para vermos a investigação e criação deste jogo, por outro lado a figura incluida é realmente muito boae vale a pena.

A Grand Master's Edition é a mais completa porque tem todas as edições já citadas e inclui um conjunto de xadrez que creio que seja algo inédito, tem muita qualidade, eu optaria por esta edição, na perspectiva de colecção, porque o preço dela não é o mais acessível. 



Nota Limited Edition 1/10
Nota Collector's Edition 6/10
Nota Grand Master's Edition 8/10




 

O vídeo está em alemão mas eu optei por este porque se vê todas as edições com uma melhor filmagem.

2 comentários:

Gostei da camiseta dos apresentadores hehe, essa coleção se nao me engano saiu aqui no Brasil

Ola Brunozhy,


Tas a falar de qual? A edição de coleccionador? Essa acho que sim que deverá ter saido bem como a limitada também. A grand master foi exclusiva na Alemanha e Australia pelas informações que eu consegui arranjar.

O Predador sempre em alta , se bem que estes apresentadores são estranhos...

Abraço.

Enviar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário. Ele é importante
Volte sempre.